sábado, 18 de maio de 2013

Evolução das Instituições de Saúde – Hospital Psiquiátrico São Pedro


A Rádio Web Saúde participará ao longo deste semestre do Projeto de Extensão: EVOLUÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR, cujo objetivo é conhecer a história de instituições de saúde e oportunizar a alunos, em especial trabalhadores, de cursos noturnos da UFRGS, a realização de créditos complementares, aos sábados.





Hoje foi o dia de adentrar na história do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Reconhecer que ele é um museu à céu aberto e ainda está em funcionamento (até quando, é uma incógnita!) é ótimo para vencer os medos, conflitos internos, percepções e pré-conceitos.







Segundo o Blog do Grupo Hospitalar Estadual, o Hospital Psiquiátrico São Pedro foi nomeado Hospício São Pedro em homenagem ao padroeiro da Província, foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de são Pedro. Fundado em 13 de maio de 1874, foi inaugurado somente dez anos depois, no dia 29 de junho. Foi o sexto asilo/hospício de alienados durante o Segundo Reinado no Brasil (1841-1889). Designado como Hospício São Pedro até 1925, passou a ser chamado de Hospital São Pedro até 1961, quando assumiu a atual identidade de Hospital Psiquiátrico São Pedro. 


De 1884 a 1889, o Hospício São Pedro foi uma instituição que atuou como mecanismo institucional terapêutico e de regulação social.
De 1890 a 1924, o Hospício São Pedro não estava mais vinculado a Santa Casa de Misericórdia, mas a Secretaria do Interior e Exterior do Estado do Rio Grande do Sul, passando a ser dirigido pelo saber médico psiquiátrico.
De 1925 a 1946, um novo regulamento definiu a Instituição não mais como um manicômio, mas sim como um nosocômio. Neste momento, um novo discurso médico-psiquiátrico voltado à promoção da saúde e uma nova prática terapêutica de avançada tecnologia à época se estabeleceram no Hospital São Pedro, persistindo o problema da superpopulação asilar. 
De 1947 aos anos 90, diversas atividades foram implementadas no Hospital São Pedro e proporcionaram uma redução nas rotineiras e volumosas internações de pacientes: o estabelecimento do "Serviço de Penicilinoterapia", a ação dos psicofármacos, o aparelhamento tecnológico, a participação do Serviço Social  Psiquiátrico e o estabelecimento de sessões de Psicoterapia de Grupo, a inauguração do Gabinete de Identificação, o funcionamento do Curso de Formação em Psiquiatria, extensão da Faculdade de Medicina da UFRGS. Nos anos 70, o processo de interiorização foi colocado em prática no São Pedro o que possibilitou a recondução dos pacientes institucionalizados aos municípios de origem, reduzindo em cerca de 60% a população de moradores da instituição. 

No HPSP há serviços como ambulatório, admissão e triagem, enfermagem, farmácia, fisioterapia, memória cultural, nutrição e dietética, terapia ocupacional e reabilitação, Centro Integrado de Atenção Psicossocial - Infância e Adolescência (CIAPS), ensino e pesquisa, biblioteca, comitê de ética e pesquisa, estágio curricular e visitas institucionais.

Abaixo alguns vídeos importantes, os dois primeiros são sobre a vida da Irmã Paulina no HPSP e o terceiro vídeo é sobre a vida do Arthur Bispo do Rosário. Vale à pena conferir!






Referências: Grupo Hospitalar Estadual - A história viva da saúde pública do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://grupohospitalarestadual.blogspot.com.br/p/hpsp.html>. Acesso em 18/05/2013.

Escrito por Rossana Mativi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário